Historia do parafuso

·                                 O parafuso é um eixo com um sulco ou uma linha helicoidal dado forma em sua superfície. Seus usos principais são como elemento de fixação que engata os objetos, pode também ser definida como um plano inclinado envolvido em torno de um eixo.




Parafuso


Tipico parafuso phillips usado emcomputadores Um parafuso usado como um prendedor consiste em um eixo, que possa ser cilíndrico oucónico, e em uma cabeça. O eixo tem um cume ou uma linha helicoidal dado a forma nele. A linha acopla-se com uma hélice complementar no material. O material pode ser manufaturado com a hélice de acoplamento (batida), ou o parafuso pode criá-la quando dirigido primeiramente dentro (um parafuso self-tapping). À cabeça é dada uma forma especial para permitir que uma chave de fenda ou philips prenda o parafuso ao dirigi-lo para dentro do material. Também para o parafuso passar a direita através do material que está sendo prendido e fornece a compressão.
Os parafusos podem normalmente ser removidos e reintroduzidos sem reduzir sua eficácia. Têm um poder de fixação maior do que pregos e permitem a desmontagem e reutilização. Um parafuso que seja apertado girando-o no sentido horário é dito ter uma linha right-hand . Os parafusos com linhas da mão esquerda são usados em casos excepcionais. '
Quando os parafusos não podem ser usados, pregar , rebitar , pinos de mola , soldando , e colando são algumas as alternativas.

Materiais e força

Os parafusos são feitos em uma larga gama de materiais, com muitas variedades de aço que são talvez os mais comuns. Onde é necessário resistência ao tempo e a corrosão , o aço inoxidável, o titânio , o bronze são os materiais mais utilizados. Alguns tipos deplástico, tais como o nylon ou Teflon, podem ser aplicados para uma sustentação que requer uma força moderada e grande resistência àcorrosão ou isolação elétrica. Mesmo a porcelana e o vidro podem ser moldados as linhas de parafusos que são usadas nas aplicações tais como isoladores elétricos.


O mesmo tipo de parafuso pode ser feito em muitas classes diferentes do material. Para aplicações críticas de elevada tensã/força, onde os parafusos de baixa qualidade podem falhar, tendo por resultado danos ou ferimento. Nos parafusos SAE, um teste padrão distintivo do funcionamento é imprimido nas cabeças para permitir a inspeção e o validação da força do parafuso. Tais parafusos inferiores são um perigo à vida e à propriedade quando usados em aviões, automóveis, caminhõespesados, e aplicações críticas similares.
Modernos parafusos empregam uma variedade larga movimentação, cada uma que requer um tipo diferente da ferramenta para apertá-los ou extrai-los. (a) Fenda, (b) Phillips, (c) Pozidriv, (d) torx, (e) hex, (f) Robertson, (g) a Tri-Asa, (h) Torq-Ajustou-se, (i) chave de boca

Ferramentas de parafusos

A ferramenta de mão usada para apertar a maioria dos parafusos são chamadas de chave de fenda. A ferramenta da mão para apertar os parafusos de cabeça sextavada é chamada uma chave de boca (tamanho fixo para cada parafuso) ou chave inglesa (tamanho variável conforme o parafuso). Existem também outros padrões de parafusos empregados, cujas chaves herdam os nomes: chave philips,torquímetro, chave allen entre outros.
Historia do parafuso

Cilindro de 87 quilogramas, 1952
Na antiguidade, o matemático grego Archytas of Tarentum (428 - 350 aC.) foi responsável pela invenção do parafuso. No 1o século aC., os parafusos de madeira foram usados em todo o mundo Mediterrâneo em dispositivos como prensas de óleo e de vinho. Os parafusos de metal só apareceram na Europa a partir do ano de 1400. O britânico Henry Maudslay patenteou o parafuso de fenda em 1797; um dispositivo similar foi patenteado por David Wilkinson nos Estados Unidos no ano seguinte. Na atualidade o parafuso está presente em praticamente todos os aparelhos e estruturas construídos pelo homem.